Contas Ordenado – Algumas Considerações

Diversas instituições bancárias oferecem um conjunto de benefícios quando subscreve uma conta ordenado. Este tipo de solução encontra-se normalmente disponível para clientes com mais de 18 anos que recebam a título regular um salário, a partir de um determinado montante (normalmente entre 350 e 500 euros). Tendo em conta a remuneração do cliente, a instituição bancária atribui um plafond de crédito igual ao limite máximo do valor líquido do ordenado (ou menor caso o cliente assim o deseje).

Desta forma, o titular da conta poderá usufruir de um salário adiantado a que pode recorrer em caso de necessidade. Caso utilize este montante deverá repor a quantia no dia definido para o efeito, ou seja, no dia em recebe o seu vencimento.

Normalmente, os bancos isentam os clientes do pagamento de anuidades dos cartões de débito e de gestão de conta (pagamento de despesas de manutenção e de domiciliação), bem como a primeira anuidade dos cartões de crédito. Tenha no entanto em atenção às taxas de juro cobradas pelo banco, caso utilize o crédito concedido. Quanto ao mais este tipo de produtos é uma boa opção principalmente para não ter de pagar as despesas de gestão de conta e o “ordenado extra” pode dar jeito numa situação de aperto.