Dicas para Escolher o Melhor Seguro

Os seguros são essenciais para o dia-a-dia de cada cidadão. Existem diversos tipos de seguros (automóvel, vida, habitação, acidentes pessoais, etc.), e inúmeras companhias seguradoras que oferecem diversos tipos de protecções e coberturas para as mais diversas actividades, necessidades e ocorrências. Desta forma é essencial saber qual é o melhor seguro adequado aos objectivos de cada um.

Existem diversas dicas que pode seguir na contratação de um seguro barato. Veja a seguir alguns conselhos:

1. Compare Diversos Seguros
A melhor maneira de obter um preço competitivo é comparar os diversos produtos das seguradoras e realizar simulações de seguros. Assim, contacte directamente as seguradoras, pessoalmente ou via Internet, ou opte pela figura do mediador de seguros. 


Segundo a DECO, se optar por esta última solução pode poupar entre 20 e 25 por cento no contrato de seguro (Decreto Lei 72/2008) a efectuar, pois os mediadores conseguem garantir junto das seguradoras preços muito competitivos. Isto porque os mediadores evitam que as seguradoras tenham gastos fixos como as despesas com pessoal, instalações, procedimentos administrativos, e assim conseguem jogar com a margem de lucro, oferecendo aos clientes preços mais económicos.

2. Saiba Quanto e Onde Pode Gastar
Defina exactamente quanto é que pode gastar, quais as coberturas que pretende e que se adequam às suas necessidades. Tenha em consideração que o prémio do seguro varia em função do maior ou menor número de coberturas.

3. Conheça a Legislação
Embora não tenha que saber em pormenor toda a legislação que abrange e enquadra a actividade seguradora em Portugal, existe pelo menos um diploma que deve conhecer, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de Abril, que estabelece o Regime Jurídico do Contrato de Seguro

4. Leia em Pormenor o Contrato de Seguro
Como em qualquer contrato, a assinatura de uma apólice de seguro deve estabelecer de forma clara e objectiva os direitos e deveres do tomador de seguro e da seguradora. Põe vezes a linguagem é muito fechada, técnica e extensa. Peça para lhe explicarem tudo aquilo que não percebe. Ler um contrato de seguro pode ser uma tarefa árdua, mas é essencial conhecer em pormenor o tipo de produto que está a contratar. Só com toda a informação estará protegido.

Tenha em atenção que actualmente existem seguros obrigatórios por lei como o automóvel, multirriscos habitação, ou de acidentes de trabalho (trabalhador por conta de outrem, independente ou quando contrata uma empregada doméstica), e existem outros que embora não sejam obrigatórios são impostos pelas entidades bancárias quando contrai um empréstimo para crédito à habitação.