Seguro de Viagem

Os seguros de viagem são particularmente úteis quando pretende visitar outro país, em particular se visitar destinos exóticos e caso não opte pelos pacotes de viagem configurados pelas agências de viagens.

Se viajar pela Europa o cartão europeu de seguro de doença garante-lhe a prestação de cuidados de saúde do sector público (médico, farmácia ou centro de saúde) em qualquer país da União Europeia, Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Suíça.

Se contratar um programa numa agência de viagens, normalmente estes já incluem o seguro de viagem no pacote de férias e portanto não necessita de realizar qualquer seguro adicional. No entanto, as viagens baratas oferecidas companhias aéreas low cost, normlamente, não asseguram os seguros de viagem que têm de ser adquiridos à parte.

Se for daqueles viajantes que gosta ou prefere organizar as suas próprias viagens e se o seu destino é fora da Europa então é realmente aconselhável realizar um seguro de viagem adequado às suas necessidades.

Mas pode até não fazer qualquer seguro específico e estar abrangido por um. Se por exemplo pagar a sua viagem ou os bilhetes de avião com cartão de crédito pode activar a cobertura de responsabilidade civil que garante a indemnização de terceiros por prejuízos e danos causados a outrem ou na prática de actividades ao ar livre ou de desportos amadores.

Normalmente os seguros de viagem abrangem a contratação da cobertura de morte ou invalidez permanente podendo ainda optar por outros serviços como as despesas médicas e internamento hospitalar, a protecção contra perda de bagagem, assistência ao automóvel, transporte de regresso em caso de doença e transporte de um familiar de Portugal para o país de destino.