Protecção Familiar

Já pensou contratar um seguro que cubra todas as eventualidades ao nível familiar? Os seguros mais comuns como o automóvel, de vida ou habitação são normalmente um ponto assente. No entanto os de responsabilidade familiar nem tanto. Estes tipos de seguros são particularmente importantes na cobertura de danos involuntários, como no caso do seu animal doméstico arranhar a porta do vizinho ou o seu filho se magoar numa queda de bicicleta.

Este tipo de seguros cobre, normalmente, os indivíduos do seu agregado familiar, os animais domésticos, a prática de desporto, os imóveis e ainda, por exemplo, a utilização de bicicletas. No que se refere às pessoas, o seguro abrange os prejuízos originados pelo seguro e pelo agregado familiar (cônjuge, filhos, pais) e ainda, opcionalmente, os irmãos, sobrinhos, avós, ou tios a viverem em economia comum com o tomador de seguro.

No que se refere aos animais, este seguro cobre, por exemplo, a roupa e sapatos destruídos, portas ou sofás arranhados e estragos a terceiros. Para usufruir desta possibilidade o seu animal doméstico deve apenas ter as vacinas em dia e a licença camarária respectiva. No entanto, se tiver um cão de uma determinada raça, como o Serra da Estrela ou o lobo da Alsácia ou cães considerados de raças perigosas deve contratar um seguro à parte.

Se pratica desporto, em caso de acidente, como uma queda a jogar futebol, o seguro assegura as despesas médicas e as compensações ao sinistrado. No entanto, este seguro exclui à partida determinadas actividades desportiva como a asa-delta, as artes marciais ou o motociclismo.

Se não possuir um seguro multirriscos habitação ou de condomínio, o seguro de protecção familiar também cobre situações em que, por exemplo, haja infiltrações nas habitações vizinhas e originadas involuntariamente pelo seu imóvel. Finalmente, existem ainda coberturas que abrangem a utilização de bicicletas para crianças entre os 12 e os 16 anos em parques ou jardins, e que salvaguardam qualquer acidente que possa ocorrer.