Seguro de Saúde

Os seguros de saúde visam assegurar os casos de hospitalização, intervenções cirúrgicas e honorários médicos, consultas de rotina e de especialidade, exames de diagnóstico e prevenção, tratamentos, e medicamentos.

Os seguros de saúde cobrem riscos associados à prestação de cuidados de saúde, tendo em consideração as coberturas referidas e previstas nas condições contratuais com determinados limites ao nível da franquia e do capital. Quando efectuar ou renovar o seu seguro de saúde deve ter em atenção as condições de indemnização, as prestações convencionadas e as despesas cobertas pela apólice, bem como as excepções do seguro de saúde.

Da apólice deve constar todo o conteúdo acordado entre a seguradora e o segurado, designadamente as condições gerais, específicas e particulares. Outros pontos importantes são a natureza do seguro, o âmbito geográfico e temporal, os riscos que se encontram cobertos, as obrigações entre as partes, o beneficiário, o valor do prémio e do capital seguro.

Na celebração de um contrato de seguro de saúde deve ter em consideração o período de carência que corresponde ao espaço temporal entre a data de início do seguro e a data em que as garantias podem ser usufruídas. As garantias funcionam de duas maneiras, ou através do reembolso dos gastos efectuados em cuidados de saúde, no pagamento directo às entidades prestadoras dos serviços de saúde ou ainda uma junção das duas modalidades.