Tipos de Perfis dos PPR

Existem diversos Planos Poupança Reforma no mercado, uns que garantem o capital e um rendimento mínimo garantido, outros que são constituídos por uma carteira de activos constituída por títulos e que asseguram rendimentos fixos (obrigações), uns com pouco risco e mais conservadores e outros com mais risco e mais arrojados.

Na escolha de um PPR o mais importante é definir o seu perfil de investidor no que toca à sua postura em relação às aplicações financeiras. Naturalmente, que este perfil também se encontra dependente da idade do subscritor e do capital a investir.

Para aqueles que já encontram próximo da idade de reforma e que já não conseguem acumular um grande capital sugerem-se investimentos mais prudentes e com rendimentos garantidos e previsíveis. Neste caso, ganha-se pouco mas sem surpresas.

Para quem ainda tem um tempo razoável até à idade de reforma (20 a 25 anos) pode ponderar e avançar para investimentos menos conservadores e com rendibilidades que não são inteiramente previsíveis e que poderão oscilar ao longo dos anos, sendo que a probabilidade de ganhar muito são iguais às probabilidades de ganhar pouco.

Estes investimentos configuram um risco elevado e é aconselhável a consulta de profissionais. No entanto, o risco pode ser diminuído, tendo em consideração que estes investimentos são a médio e longo prazo e caso haja perdas, existe ainda tempo para recuperar e corrigir o capital investido.