Seguradoras Tradicionais vs. Telefónicas

Na hora de fazer um seguro, muitas pessoas já terão perguntado: Qual a companhia de seguros mais barata? Que coberturas contratar? Celebrar um contrato de seguro (Decreto Lei 72/2008) pode, por vezes, ser uma dor de cabeça para o mais comum dos cidadãos.

Com a entrada das seguradoras telefónicas no mercado houve uma alteração das premissas de negócio, passando a haver mais concorrência e preços mais baixos. Quem ficou a ganhar foi o consumidor na procura de seguros baratos.

No entanto a escolha de uma seguradora pode ser difícil pela diversidade e companhias de seguros existentes. Segundo a Associação Portuguesa de Seguradores estima-se que existam actualmente cerca de 35 seguradoras do ramo automóvel a desenvolver a sua actividade em Portugal.

Franquias, coberturas suplementares, valores de responsabilidade civil, assistência em viagem e protecção jurídica, cobertas adicionais para ocupantes, furto, roubo ou explosão, actos de vandalismo e fenómenos da Natureza são algumas das opções existentes no que diz respeito ao seguro automóvel. Os itens e as ofertas são muitas e a diversidade e nomes dos seguros são inúmeros.

Nesta dualidade entre seguradoras tradicionais e seguradoras telefónicas, existem evidências claras à primeira vista: as primeiras têm um leque alargado de coberturas e um atendimento personalizado e mais eficiente, e as últimas praticam preços mais baixos.

Seguro Directo, Logo, N Seguros, OK Teleseguro ou os Seguros Continente são algumas das companhias que funcionam por telefone. Alguns exemplos de seguradoras ditas “tradicionais” são a AXA, a Tranquilidade, a Fidelidade-Mundial, a Lusitânia, a Império-Bonança, ou a Zurich.

Uma das diferenças significativas entre as seguradoras tradicionais e telefónicas começa pelo atendimento. Nestas últimas o contacto sé é possível ser realizado pela Internet ou pelo telefone através de um centro de contacto telefónico. Por seu turno, nas outras seguradoras o cliente é normalmente dirigido para um corretor ou mediador que assistirá o cliente durante o período de contrato de seguro.

Diversas comparações têm sido realizadas por órgãos de comunicação social e associações de consumidores no que concerne aos preços dos contratos de seguros. Nestas comparações existe um padrão evidente: as seguradoras telefónicas ou de baixo custo são as que apresentam as propostas mais baratas.

O diferencial de valores entre os dois tipos de seguradoras deve-se essencialmente à componente e estrutura de custos fixos que é mais baixa nas seguradoras por telefone, pois estas funcionam apenas em call-center, normalmente num espaço único, enquanto que as seguradoras tradicionais possuem uma estrutura mais pesada e com custos fixos mais elevados, pois têm colaboradores e agências por todo o país.

Uma outra diferença são as coberturas de responsabilidade civil obrigatória. Enquanto que as seguradoras de baixo custo não incluem o condutor, as outras seguradoras incluem o condutor do veículo e não apenas os ocupantes. Em caso de acidente e ferimentos dos passageiros as indemnizações são cumulativas e fazem parte do pacote base das seguradoras tradicionais, enquanto que nas seguradoras por telefone são opcionais.

No que se refere aos seguros por danos próprios, normalmente as seguradoras tradicionais apresentam mais coberturas no pacote contratado, como é o caso da quebra isolada de vidros ou a protecção contra fenómenos da Natureza

A opção entre os dois tipos de seguradoras depende da sensibilidade cada um. Se gostar de poupar todos os cêntimos e ter um seguro mais limitado com um atendimento à distância pode optar pelas seguradoras por telefone. Se pelo contrário, o dinheiro é pouco relevante, o mais importante é o valor seguro e aprecia o atendimento personalizado, então as seguradoras ditas tradicionais são a melhor opção.